Enviar a matéria pelo WhatsApp

Casamento civil, o que preciso fazer?


Muitos noivos estão tão empolgados com a cerimônia que, acabam deixando o casamento civil, um pouco de lado. Aí a hora de separar a documentação necessária vira uma confusão danada. Sabemos que preparar o casamento envolve uma série de tarefas. Nós, da Celebrar, acreditamos que cada passo pode ser dado com muita alegria e leveza. Para isso é preciso se organizar. Então, anote aí algumas orientações sobre o casamento civil.

Primeiro passo: a habilitação de casamento

O primeiro passo é o pedido de habilitação do casamento. Os noivos devem comparecer ao cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um deles, para se submeterem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários (veja lista no fim da matéria) para o casamento. Você mesmo pode fazer esses documentos, evitando contratempos e agilizando o atendimento no cartório.

Estando os documentos em ordem, o oficial afixa os proclamas do casamento em local de fácil acesso do cartório e publica na imprensa local para conhecimento público. Se em um prazo de 15 dias não houver nenhum impedimento, os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 90 dias corridos.

Segundo passo: agendamento da cerimônia Após o prazo de 20 a 30 dias, os noivos poderão se casar e a cerimônia poderá ser realizada no próprio cartório ou em diligência (buffet, residência, etc.). Se o casamento for em diligência, é necessário agendar a cerimônia no cartório competente.

Terceiro passo: a cerimônia A cerimônia é realizada no local e data agendada na presença do juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e padrinhos. Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a certidão de casamento. Documentos importantes para que deve se ter:

Solteiros • Cédula de identidade de ambos os noivos; • Certidão de nascimento de ambos os noivos; Divorciados • Cédula de identidade de ambos os noivos; • Certidão de casamento com averbação de divórcio; Viúvos • Cédula de identidade de ambos os noivos; • Certidão de casamento do primeiro casamento; • Certidão de óbito do cônjuge falecido;

#capa #Matérias

9 visualizações

A vida nos enche de motivos para Celebrar. É só prestar atenção aos detalhes para ver que, ao nosso redor, existem inúmeras razões para festejar, comemorar, reunir e partilhar.

© 2016 Revista Celebrar - Todos os Direitos Reservados - Este Site Foi Orgulhosamente desenvolvido por: Agência Integre

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube