Paulo Roberto Neves

Uma vida marcada pela busca por conhecimento, perseverança e cooperativismo.

Nesta 31ª edição, a Revista Celebrar traz como personalidade o atual presidente do Conselho Administrativo da Sicredi Centro-Sul MS (Gestão 2022 – 2026), Paulo Roberto Neves, um homem que, em sua trajetória de vida, sempre se alicerçou no conhecimento como forma de transformar sua jornada.

História de vida

Ainda adolescente, o jovem acostumado com o ritmo do Grande ABC Paulista conheceu as paisagens verdes e o rico solo do então estado de Mato Grosso. Foi nas visitas com a família à região que decidiu que iria traçar sua carreira na área das ciências agrárias. A primeira decisão foi estudar no Colégio Agrícola de Aquidauana/MS (CERA); de lá saiu formado como Técnico em Agropecuária e logo começou a atuar profissionalmente.

Depois do tempo obrigatório no Exército Brasileiro (9o GAC em Nioaque/MS), a vida foi se estabelecendo no interior de Mato Grosso do Sul. Em Rio Brilhante, conheceu sua esposa Eliane Marques da Silva Neves e teve o primeiro contato com o universo das cooperativas de crédito por meio da extinta COOAGRI.

Com a carreira já caminhando, o Técnico em Agropecuária ainda tinha o sonho de aprofundar mais seus estudos. “Sempre quis fazer faculdade de Agronomia, sempre tive em mente que deveria direcionar meus estudos para ter mais oportunidades e até mesmo para atender melhor meus clientes. O curso de Agronomia era um sonho distante por ser em período integral”, lembra.

Na busca por mais conhecimento, viu no curso noturno de Ciências Biológicas da Unigran uma chance de se aprofundar na área de interesse. Paulo e a esposa fizeram a graduação. Com dedicação às aulas, foi convidado para ser monitor e depois professor na Instituição. Com a carreira na docência, fez a primeira pós-graduação e logo precisou verticalizar o conhecimento, foi quando o Mestrado em Agronomia apareceu primeiro que a graduação tão sonhada.

“Nessa época, já não atuava mais na cooperativa, tinha aberto um escritório de consultoria e planejamento, e precisava fazer um Mestrado que agregasse a formação de biólogo sem esquecer de toda minha carreira e formação em agropecuária. Entrei como aluno especial no Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal na UFMS (hoje UFGD) e já prestes a terminar a pós-graduação passei em Agronomia na Instituição”, conta Paulo. Mas o sonho da graduação ainda não seria conquistado ali, por um impedimento legal que não permite que uma pessoa esteja matriculada em dois cursos em Instituições de ensino público, Paulo abriu mão da graduação.

Em 2005, Paulo conseguiu entrar no tão sonhado curso de Agronomia na Uniderp, com uma carreira já consolidada profissionalmente e muito conhecimento conquistado na vida acadêmica, eliminou algumas matérias e fez a graduação em um tempo menor. “Entrei em agronomia com quase 40 anos, era o mais velho, mas sempre estava reunido com a turma”, lembra.

A evolução das cooperativas

A história de vida de Paulo se mistura com a história das cooperativas da região. Parte de sua carreira foi atuando dentro de cooperativas, auxiliando os associados e absorvendo a essência do que é uma cooperativa.

O atual presidente da Sicredi Centro-Sul MS lembra que tudo começou no final da década de 80, “Eram cooperativas de crédito rural que seguiam o modelo das cooperativas estabelecidas no Rio Grande do Sul. Assim, foram constituídas 10 cooperativas em 10 municípios do sul do MS. Eram segmentadas, só podia se associar quem era do agro, como funcionário da COOAGRI eu apenas ajudava os associados. O Brasil passava por um período de muita inflação. Vi todo esse nascimento das cooperativas aqui na região”, lembra.

Com o passar dos anos, muitas cooperativas fecharam devido principalmente à segmentação. Em 2001, ocorreu a primeira junção entre essas cooperativas, já ligadas ao sistema Sicredi. Hoje a Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios de Mato Grosso do Sul, com 45 agências, e desde 2007 possui a livre admissão.

Logo após a livre admissão, Paulo foi eleito para o Conselho Fiscal da Sicredi, posteriormente eleito por dois mandatos no Conselho de Administração e, desde então, vem trabalhando pela cooperativa e acompanhando o crescimento do sistema Sicredi. “Foi uma trajetória construída pouco a pouco, com a formação profissional e a carreira no agro. Os conselheiros sempre puderam fazer cursos na área do cooperativismo e aproveitei cada oportunidade”, pontua.

“Entender o cooperativismo não é fácil. Muitos acham que o cooperativismo de crédito é um banco, e não é. Nossa bandeira segue forte na essência do cooperativismo. A Sicredi Centro-Sul MS possui trinta e quatro anos de existência e eu acompanhei todo esse desenvolvimento. O Sicredi é um dos maiores sistemas de crédito cooperativo do país. Nosso trabalho é aproximar cada vez mais pessoas deste modelo. Um dos nossos valores inegociáveis é colocar as pessoas ao centro, com isso desenvolvemos as comunidades”, finaliza.

O Sicredi, como sistema cooperativo financeiro, é referência internacional pelo modelo de atuação sistêmica. São 105 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 2,5 mil pontos.

Pingue-Pongue

  • Uma inspiração: “Ajudar as pessoas.”

  • Um lugar: “Onde estou, o momento presente.”

  • Uma memória marcante: “Momentos vividos com a minha mãe.”

  • Uma viagem inesquecível: “A que ainda será feita com minha esposa.”

  • Uma frase: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!” (Leonardo Mendonça Thomaz, amigo pessoal de Paulo).

  • Fé é: “Transformar a sua vida e a vida dos que estão à sua volta.”

  • Celebrar para você é: “Ver a animação e a realização dos que estão à nossa volta.”

Conheça mais sobre a Sicredi Centro-Sul MS no site sicredi.com.br/coop/centro-sul-ms, e siga as redes sociais e fique por dentro das novidades @sicredicentrosulms.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp Corporativo 51 3358 4770.

Anterior
Anterior

Marcela Sperotto

Próximo
Próximo

Aurélio Rocha, movido pela vontade de aprender