A trajetória de Rosimari Pinheiro

De funcionária de banco a empresária de sucesso no ramo de loteamentos

Quando criança, seu passatempo favorito era brincar de banco. A afinidade com os números e a dedicação aos estudos colocaram Rosimari Pinheiro mais perto do seu objetivo, tornar a brincadeira de criança em trabalho de verdade. "Eu era encantada pela ideia de trabalhar com dinheiro e ajudar as pessoas a gerenciar suas finanças".

Nascida em Vicentina (MS), a empresária conta que, naquela época, as oportunidades de trabalho por lá eram poucas.

“Antigamente não se tinha esse pensamento mais global sobre o trabalho. Você escolhia a profissão de acordo com a afinidade nos estudos. Como dominava bem as exatas, fui para área de contabilidade. Quando estava terminando a escola, abriu um processo seletivo para o banco Bamerindus. Passei e foi aí que começou minha carreira como bancária”, lembra.

Um sonho que se tornou realidade

Em 1995, Rosimari iniciou sua carreira como bancária; em 1998, conquistou o diploma em Contabilidade e, em 2019, o Bacharelado em Direito. Foram 16 anos dedicados ao trabalho como bancária, passando por grandes instituições do setor. 

“Algo que me ajudou muito na vida foi sempre me questionar: ‘qual o objetivo disso que estou fazendo?’. Fazendo essa pergunta, eu entendi lá atrás que eu era uma profissional para ‘vendas’. Descobrir isso foi um divisor na minha carreira. Todos os cursos que o banco fornecia, eu fazia. Viajei muito para treinamentos; isso me destravou para a vida. Aprendi muito!”, pontua.

Com seu esforço, Rosimari se destacou e conquistou várias premiações. 

“A gente tem que fazer as coisas, não com esse pensamento de conquista imediata, de retorno rápido”, destaca.

A carreira como bancária ia bem, com um histórico consolidado, mas com a chegada do filho caçula, os planos precisaram ser ajustados. “Com a gestação, tive que desacelerar e foi aí que começou meu momento de troca de carreira”.

Um novo desafio

Rosimari já planejava a aposentadoria como bancária quando uma conversa com um dos empresários que atendia no banco a deixou inquieta. “Já atendia este empresário há anos e ele perguntou quanto recebia por mês como bancária. Era um bom salário, mas a aposentadoria na carreira era péssima. Essa conversa me provocou, me abriu os olhos. Foi o que eu precisava para voltar a pensar ‘qual o objetivo disso que estou fazendo?’. Eu não sabia exatamente o que eu queria, mas eu sabia o que eu não queria mais, que era trabalhar em banco. Eu queria ser minha própria chefe e criar algo que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas". 

Em dezembro de 2015, Rosimari deixou sua carreira como bancária e começou a trabalhar no mercado imobiliário, ajudando a estruturar negócios e desenvolver projetos de loteamento. As habilidades e conhecimentos aprendidos na carreira como bancária foram fundamentais para a trajetória de Rosi como empresária.

“Fiz um curso de corretor imobiliário e comecei a vender os produtos da empresa. No primeiro mês em que estava trabalhando, já ganhei o dobro do que recebia no banco. Com meu histórico como bancária e pelos relacionamentos que eu tinha, acabei me interessando pela parte documental de loteamento e me encantei”, lembra.

Transformando vidas

Com oito meses na nova profissão, surgiu uma nova oportunidade. “Um corretor me indicou para que eu ajudasse a fechar um negócio de uma área para loteamento em Maracaju (MS). Fui com a intenção de fazer uma consultoria e voltei como empresária”.

“Quando eu assumi o compromisso de organizar toda parte documental da área para fazer um loteamento, não imaginava o quão complicado seria. Foi uma área desafiadora, me rendeu muitos aprendizados. Eu não tinha um plano B, tinha queimado pontes, então precisava fazer dar certo. E foi nesse trabalho que conheci meu sócio, que era engenheiro na Prefeitura de Maracaju”, lembra.

Em 2016, Rosimari abriu, juntamente com o Engenheiro Civil, Rafael Alves, a Efort - Incorporadora e Administradora. “O Rafael queria me contratar para organizar a documentação para loteamento de uma área da avó dele. Quando ele me levou na área, eu pisei e já imaginei o loteamento pronto. Foi quando eu propus para ele não repassar a área da família dele, ele mesmo fazer o loteamento”.

“A Efort nasceu de muita ousadia, eu sabia organizar a parte documental do loteamento, mas o resto não sabia. Mas encaramos e fomos aprendendo. Como a gente só tinha a área e não tinha capital, tivemos que montar um plano bem ousado de parcerias. No lançamento do empreendimento, a gente precisava vender 120 dos 317 lotes, para conseguir dar continuidade ao plano. Lançamos no dia 30 de abril de 2016 e vendemos 93% dos lotes na primeira semana. O pessoal fazia fila para comprar um terreno!”, conta.

A chave do sucesso

A Efort atua no setor de construção e incorporação de imóveis. A empresa tem como objetivo criar lares e investimentos sólidos para os seus clientes, oferecendo empreendimentos planejados e executados com qualidade e cuidado.

Rosimari e sua equipe já desenvolveram vários loteamentos em Maracaju, Rio Brilhante, Jardim, Sidrolândia e agora também em São Gabriel do Oeste. Em Maracaju, sede da Efort, a empresa já lançou mais de dez bairros novos voltados a áreas residenciais e comerciais. 

"Eu realmente tenho uma paixão pelo que faço. Vejo o quanto isso, a curto e médio prazo, tem causado na vida das pessoas. É um negócio que mexe com a emoção, é muito além do negócio. Acredito que é fundamental entender as necessidades das pessoas e oferecer soluções que atendam às suas expectativas. É uma sensação incrível saber que estou contribuindo para a sociedade e deixando um legado positivo. Eu faço o que amo!”, finaliza.

PINGUE-PONGUE

Uma frase: “Faça! Tenha fé, coragem e ação.”

Um livro: “A Bíblia.”

Um filme: “Matrix.”

Uma música: “Estrelinha, Di Paullo e Paulino.”

Um lugar especial: “Minha casa.”

Uma viagem inesquecível: “China.”

Uma memória marcante: “Nascimento dos meus três filhos.”

Uma inspiração: “Minha mãe.”

Ser mulher para você é: “Divino.”

2026 para você será: “O melhor ano da minha vida.”

Fé para você é: “Acreditar naquilo que não se pode ver, só sentir.”

Celebrar para você é: “Realização.”

Próximo
Próximo

Ricardo Oshiro