Casos de dengue crescem no Estado do Mato Grosso do Sul em 2023

Segundo o Boletim Epidemiológico da DENGUE, em nosso estado até a semana epidemiológica 33, fechado dia 19 e publicado dia 25 de agosto. Este ano temos 37915 casos confirmados, com 35 óbitos sendo metade pelo sorotipo 1, se compararmos os dados do ano inteiro de 2020, foram 52280 casos confirmados, como já estamos no fim de agosto, temos ainda 4 meses para acabar o ano, é muito grande a probabilidade de ultrapassarmos os dados de 2020, principalmente porque nem começou a primavera, quando retornam as chuvas e o controle dos mosquitos fica prejudicado.

Esta figura mostra a situação atual da doença em nosso estado, muito controle do mosquito será necessário, até o final deste ano.

Uma notícia boa neste quadro, fica por conta da existência de nova vacina contra a doença, a QDENGA®, da farmacêutica japonesa TAKEDA, vacina esta que pode ser aplicada nas pessoas de 4 a 60 anos, independente de ter tipo ou não a doença anteriormente, já que a proteção é contra os 4 sorotipos do vírus. Ela é feita em 2 doses com 3 meses de intervalo entre elas, e note que ainda há tempo de tomar as 2 doses ainda este ano.

A QDENGA® é uma vacina atenuada tetravalente contra os quatro sorotipos da dengue. Baseia-se na tecnologia de DNA recombinante, a partir do sorotipo atenuado DENV-2, que fornece a estrutura genética (backbone) para todos os quatro componentes virais da vacina.

Os estudos em que se basearam as autoridades sanitárias (ANVISA) para o registro da vacina, mostraram eficácia vacinal de 80,2 % após 12 meses da segunda dose, em todas as faixas etárias, com uma ligeira diferença 74,9% e 82,2 %, entre os soronegativos e soropositivos. A queda das hospitalizações por dengue foi de 90,4% para dengue e 85,9 % para dengue hemorrágica.

A observação da imunogenicidade após 4 anos, mostrou a presença de anticorpos neutralizantes no sangue das pessoas imunizadas com as 2 doses.

A vacina deve ser aplicada pela via subcutânea, por enquanto, as pessoas que tiveram a doença, devem esperar 6 meses da alta médica, para aplicar esta vacina.

 

A Immunitas vacinas, já está utilizando esta vacina desde julho de 2023, maiores informações (67) 3421-0091 ou pelo whatsap (67) 98411-0091.

Anterior
Anterior

MP Social: Promotores de Justiça apresentam perspectivas para o projeto em 2024

Próximo
Próximo

SBIm atualiza calendários com informações sobre vacinas HPV9 e influenza HD4V