FAZER PSICOTERAPIA É A MESMA COISA QUE CONVERSAR SOBRE OS MEUS PROBLEMAS COM MEUS AMIGOS E FAMILIARE

Os amigos são tão importantes que, se não existissem, alguém os teria inventado, e muitas pessoas têm esse amigo, o melhor amigo, aquela pessoa com quem você pode fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Entretanto, uma pergunta pertinente é “Conversar com um amigo é a mesma coisa que conversar com um Psicólogo?”.

Não, conversar com um profissional da Psicologia e com um amigo ou parente sobre as suas emoções, pensamentos e conflitos internos não é a mesma coisa. A sessão de terapia não é uma sessão de desabafo ou um local para pedir conselhos, não é bem assim que a terapia funciona. Em primeiro lugar, como você e seu terapeuta não se conhecem previamente, é muito mais fácil falar sobre suas aflições com ele, principalmente nos casos em que a pessoa tem muita dificuldade para se abrir com as pessoas mais próximas.

A inexistência de uma relação prévia entre o profissional de saúde e o paciente é um enorme facilitador de abertura para abordar problemas. Em muitos casos, o paciente tem pouco à vontade para revelar a amigos ou familiares esses problemas. Devido à sua competência profissional, o psicólogo é um elemento neutro perante os problemas apresentados. Pela sua formação acadêmica e profissional, um psicólogo possui técnicas de avaliação, medição e sistematização que são uma mais-valia profissional e garantem a resolução eficaz de cada caso.

Outro ponto importante sobre essa questão é o fato de que, dada a sua postura profissional, o psicólogo pode ser visto como alguém neutro dentro desses conflitos. Além disso, vale a pena ressaltar o fato de que o psicólogo é um profissional treinado e capacitado, que possui técnicas e metodologias para atuar perante os relatos trazidos pelo paciente.


Revista Celebrar

Revista Celebrar oferece um outro olhar sobre as transformações do mundo. Histórias inspiradoras, matérias sobre comportamento, moda, beleza, família e muito mais.

Anterior
Anterior

Celebrar começa a nova década renovando o sucesso

Próximo
Próximo

Algumas dicas antes de escolher a data do seu casamento: MARÇO E ABRIL