RETENÇÃO DE TALENTOS - O NOVO DESAFIO DAS EMPRESAS

No meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais são cada vez maiores, é de suma importância saber identificar e reter os talentos da empresa.
O grande desafio é saber conciliar os valores e necessidades das corporações aos anseios profissionais dos jovens da chamada geração Y, que tem uma visão nada tradicional do ambiente de trabalho ideal, que busca reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.
Os jovens da geração Y que nasceram nas décadas de 80 e 90, cresceram em meio as novas tecnologias, têm perfil completamente diferente da geração anterior, mais conservadora. Têm pressa por ascensão profissional, não têm tempo a perder.

Esses profissionais de 20 e poucos anos, recém formados, investem em suas formações e desejam aplicar tudo aquilo que aprenderam para ter uma rápida ascensão na carreira, e para retê-los, empresas e gestores devem estar preparados.
E está aí o desafio. Para reter esses jovens, é necessário dar-lhes trabalhos desafiadores, reconhecimento, feedbacks constantes, remuneração compatíveis com os cargos, planejamento de carreira, experiências que gerem novos conhecimentos, como também um ambiente de trabalho mais flexível e casual.
Tudo isso aliado a um bom gerenciamento das competências individuais de cada colaborador, pode alcançar ótimos resultados para as empresas, pois o profissional da Geração Y quando encontra um ambiente favorável é dedicado em seu trabalho, mostra compromisso e aderência a cultura da empresa.
Se você é gestor ou líder, prepare-se para identificar e principalmente, para saber lidar com essa nova geração, do contrário, você verá seus possíveis talentos migrarem para as empresas concorrentes, vendo qualidades que você ignorou sendo usadas contra você!

#matérias #capa