14 dicas para decoração do seu casamento

A decoração, assim como os demais detalhes de um casamento, deve ser bem planejada. Comece idealizando o que você quer, pensando nos elementos que deseja incluir na decor e estabelecendo quais são as suas prioridades decorativas. Não abre mão de determinada flor? Sonha com alguma mobília especial? Pensou em topiarias suspensas no corredor? Coloque tudo no papel para nortear a concepção do seu projeto.
Muitas noivas reclamam que a decoração é um dos itens mais caros do casamento, mas saiba que existem decorações elegantes para todos os gostos e bolsos. O ideal para que a decor não pese no orçamento é estipular um limite de gastos considerando a decoração da cerimônia e da recepção. Feito isso, parta para a pesquisa e comparação de preços. Para evitar extrapolar esse teto pré-definido, controle tudo em planilhas e aplicativos, corte itens supérfluos e ajuste com o decorador o que pode ser remanejado.
Por mais que você entenda de decoração, tenha uma amiga caprichosa ou conheça pessoas dispostas a executar o seu projeto decorativo, o ideal é contar com um bom decorador, pois no grande dia, a noiva tem que estar o mais despreocupada e relaxada possível. Além disso, o tempo é curto e, dificilmente, você dará conta de decorar tudo sozinha. Encontre um decorador que ofereça bom custo-benefício e que entenda seu projeto. Não adianta contratar um profissional competente e super badalado, mas que siga um estilo completamente diferente do que você espera na decoração do casório.
Um dos pontos de partida para montar a decoração ideal é definir um estilo decorativo que combine com o perfil do casal. Os estilos mais usados na atualidade são o estilo clássico, o estilo vintage, o estilo rústico, o estilo moderno e o estilo temático. Veja a seguir quais são as especificidades de cada um desses estilos e identifique qual opção tem mais a ver com você e seu par!
Se você está em dúvidas sobre como escolher as cores para a decoração da cerimônia e festa do seu casamento, siga essas 10 dicas do Guia:

- Converse com seu noivo e comece escolhendo ao menos uma cor. Pode ser, por exemplo, sua cor predileta ou a cor preferida dele.
- Outras referências: a estação do ano, data comemorativa próxima ao evento (natal, carnaval, festa junina etc.), a cor do ano da Pantone*, as cores que estão na moda (decoração, roupas, etc.), catálogos das marcas de tinta, etc. Não se prenda somente a decoração como referência.
- Você também pode começar pelo tema do evento (um país, um filme, um estilo de vida...) o que deve tornar mais prático definir as cores do evento.
- Se você já contratou o espaço e/ou a assessoria, pergunte sobre as opções disponíveis e mais usadas.
- Atente para o significado das cores e pense na mensagem, sensação ou sentimento que você que ver representada no evento.
- Se você já tem uma cor em mente mas não sabe como combiná-la, pode optar por mantê-la como cor dominante e escolher tons neutros para fazer o contraste, como branco, preto, cinza, nude, etc. Essa técnica funciona bem com cores quentes, deixando os ambientes alegres e elegantes ao mesmo tempo.
- Outra opção é consultar a roda das cores e descobrir quais são as cores complementares ou opostas à que você escolheu. Um designer poderá lhe ajudar.
- Também é possível definir um padrão monocromático através das cores adjacentes (próximas) da cor escolhida. Cuidado apenas para que a paleta não fique monótona ou visualmente cansativa.
- Atenção para as luzes que serão usadas no evento, em especial à noite. Luzes coloridas podem distorcer totalmente a paleta escolhida pelos noivos.
- Utilize ferramentas on-line ou físicas para escolher suas cores ou criar paletas, como o Paletton e os Guias Pantone.
- Quando se tem em mente muitas cores (três, quatro...) muito quentes e não se quer abrir mão de nenhuma, uma opção pode ser diminuir a saturação, “esfriando” essas cores até chegarem a tons pastel. Elas ficarão mais discretas e elegantes.
- Use flores da estação
- Encontre a mobília perfeita
- Os móveis na decoração têm a função de embelezar o ambiente, mas também cumprem o papel de acomodar os convidados confortavelmente. Opte por belas cadeiras, prefira mesas com tampo redondo, revestidas com toalhas bonitas. Caso deseje um visual mais clean e moderno, aposte em mesas com tampos de vidro e arranjos centrais bem bonitos. Além das cadeiras tradicionais, crie espaços mais informais, com ilhas, bancos e pufes.
As flores mais usadas em casamentos são os lírios, rosas, astromélias, angélicas, lisianthus, gérberas, orquídeas, gardênias e copos de leite. Todas elas inspiram bons sentimentos e possuem simbologias interessantes para quem está se unindo em matrimônio, como o amor, tranquilidade e felicidade plena. Além do mais, são lindas.
Para economizar e ter arranjos mais robustos no casamento, o ideal é usar as flores da estação. Na primavera, aposte em camélias, lírios, rosas, gérberas, orquídeas mais resistentes e copo-de-leite. No verão, prefira rosas, cravos, lírios e hortênsias. No outono, invista em animajo, gérbera, rosa, astromélia, boca-de-leão e angélica. Já no inverno, as melhores escolhas são as rosas, copos-de-leite, chuva-de-ouro e tulipa
Fontes: Alianzze e guia de casamento
#capa #Matérias