Outubro Rosa - Mulheres que celebram a vida: Maria Claro
Cada semana, durante o Outubro Rosa, a Revista Celebrar está contando histórias de mulheres que descobriram o câncer de mama. Hoje vamos conhecer a dona de casa, Maria Claro De Araújo.

Dona Maria descobriu a doença, em 2013, quando morava em Portugal. Ela não tinha costume de fazer os exames constantes e sentiu um caroço em uma das mamas. Foi ao médico, que recomendou que ela fizesse cirurgia. Mas ela preferiu esperar para fazer o procedimento no Brasil.
Voltou para o país e a saúde tinha piorado. O seio havia inflamado. De Naviraí foi transferida para Dourados e aqui fez cirurgias, radio e quimioterapia. A dona de casa também teve de tirar uma mama.

“Eu fiquei muito triste, muito abalada. Não entendia o motivo disso ter acontecido comigo. Me sentia feia por não ter um seio. Incompleta. Fui na psicóloga e comecei a fazer terapia”, conta.
A filha veio morar com ela. As duas são companheiras para enfrentar o tratamento, que faz até hoje. “Ela é minha parceira, com a ajuda dela enfrentei esse momento difícil. Minha filha não me deixa sozinha.”, relata.

Recentemente, dona Maria recebeu um presentão de surpresa, vai ganhar uma cirurgia para reconstituir o seio.

“Não foi fácil, mas graças a Deus tenho uma nova oportunidade de viver e ser feliz. Eu determinei que já venci minha batalha, por isso, bola para frente, vou seguir a vida”, declara otimista.
#capa #Matérias