Porque vacinar idosos contra o VSR?

Este importante agente viral, capaz de ser responsável por muitas hospitalizações e mortes, ainda não foi devidamente reconhecido.

A ANVISA aprovou para uso no Brasil, a primeira vacina contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), em adultos com mais de 60 anos de idade. O agente causa bronquiolite e pneumonia em crianças, abaixo de 2 anos, e pode ser responsabilizado por doença respiratória grave em idosos, e outros adultos portadores de doenças crônicas.

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), relaciona este vírus a 60 mil a 120 mil hospitalizações por ano e até 10 mil mortes anuais de adultos com 65 anos de idade ou mais.

Este vírus junto com o vírus influenza (gripe) e o SARS-COV2 (COVID-19), tem o potencial de provocar um grande número de casos, hospitalizações e complicações, nas estatísticas de saúde.

Esta nova vacina, por ser um imunobiológico que não contém componentes vivos em sua composição, não causa doença nas pessoas imunizadas. Não existem estudos ainda que definam a necessidade de reforços, porque não se conhece a DURAÇÃO desta proteção. Até agora o imunizante apresentou boa eficácia e raros eventos adversos relacionados à vacina, sendo a maioria geralmente locais e de curta duração (até 48 hs).

Neste próximo ano (2024), estamos vendo uma grande oportunidade dos idosos se protegerem melhor em termos de imunizações, além desta vacina contra o VSR, temos a vacina antipneumocócica 20 valente, sendo aprovada nesta última quinzena de 2023, estas vacinas podem se juntar `a vacina contra a gripe de alta dose (High Dose quadrivalente) e a vacina contra o Herpes zoster, estas 4 novas e promissoras vacinas com boa eficácia e baixos índices de efeitos colaterais serão importantes imunizantes presentes na rede de clínicas privadas, que irão complementar a proteção a este grupo de pessoas. Sendo assim a Medicina traz importante aumento na qualidade de vida, é importante que todos vivam mais e com maior qualidade de vida.

Anterior
Anterior

Qual a importância da prevenção em SAÚDE